acidos Nucleicos
Ácidos nucleicos são as moléculas mais importantes do controle celular, pois tais moléculas contem o material genético do indivíduo, essas moléculas são macromoléculas, na qual são formadas por nucleotídeos que por sua vez são formados por três componentes, são eles:
Açúcar;
Fosfato;
Base orgânica nitrogenada.
Os ácidos nucleicos existem em todos os seres vivos, tais ácidos possuem a função de armazenamento e transmissão de informações genéticas nas quais estão contidas no material genético.
Há dois tipos de Ácidos nucleicos, são eles:
DNA (ácido desoxirribonucleico), ou ADN
RNA (ácido ribonucleico), ou ARN.
O DNA se encontra no núcleo das células de um organismo, no interior dos cromossomos, seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e RNA.
Os segmentos de DNA que contêm a informação genética são denominados genes, o resto da sequência tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética.
O RNA é o responsável pela síntese de proteínas da célula, ele é constituído por uma Ribose (açúcar único de cinco carbonos, que ocorre naturalmente em todas as células vivas), por um fosfato e uma base nitrogenada, que podem ser uracila, adenina, guanina ou citosina. O RNA possui formato de uma fita hélice e se diferencia em RNA mensageiro, RNA transportador e RNA ribossomal em procariotos, porém em eucariotos há a presença de todos os contidos nos procariotos, com adição de dois RNAs, o snRNA e o micro. A composição do RNA é muito semelhante ao do DNA, porém apresenta algumas diferenças como:
1. O RNA é formado por uma cadeia simples, e não uma de dupla hélice como o DNA;
2. Um filamento de RNA pode se dobrar de tal modo que parte de suas próprias bases se pareiam umas com as outras;
3. O RNA é capaz de assumir uma variedade muito maior de formas moleculares tridimensionais complexas do que a dupla hélice de DNA.
O RNA mensageiro, (RNAm), é o responsável pela transferência de