acidoo base

1043 palavras 5 páginas
RESUMO

Este estudo tem como foco realizar a titulação de um ácido forte e um ácido fraco utilizando-se de uma base forte desta forma será possível analisar o ph de duas soluções acida.

Palavras-chave: ácido; base.
1 INTRODUÇÃO
Uma das técnicas mais importantes em Química Analítica é a titulação. Esta técnica permite determinar a concentração ou título de uma solução através da reação completa com outra solução de concentração conhecida. A titulação ácido-base permite analisar em detalhes aspectos importantes do equilíbrio ácido-base, vital para a compreensão de processos bioquímicos e de reações em meio aquoso que geralmente dependem de modo significativo do pH do meio.
O ponto final da titulação é conhecido como ponto de viragem ou ponto de equivalência. À medida que é adicionado o titulante ao titulado, o pH da solução vai variar, sendo possível construir um gráfico desta variação, ao qual se dá o nome de curva de titulação. O ponto de equivalência pode variar dependendo da concentração inicial do titulante e do titulado.

1.1 Ácido Forte / BASE FORTE

Na titulação ácido forte-base forte, o ponto de equivalência se dá aproximadamente em pH 7, pois o ácido ioniza-se praticamente na totalidade e a base se dissocia praticamente na totalidade. Neste trabalho foi realizado titulações com as soluções de HCl com NaOH
1.2 Ácido FrACO / BASE FORTE
Na titulação ácido fraco-base forte, o ponto de equivalência se dá em um pH superior a 7, devido à hidrólise do ânion do ácido fraco, que é uma hidrólise que origina íons OH-. Um exemplo é a titulação do ácido acético com o hidróxido de sódio.

2 MÉTODOS Realizar as titulações de um ácido forte e um ácido fraco utilizando-se uma base forte para posterior diferenciação do perfil da titulação ácido forte/base forte e da titulação ácido fraco/base forte.

2.1 MATERIAL UTILIZADO

Pipeta graduada de 10 Ml Balão volumétrico de 250 mL Erlenmeyer 250 mL

Relacionados

  • Tcc paisagismo
    19380 palavras | 78 páginas