Acidentes de trânsito
JORGE MANUEL DA SILVA RIBEIRO
Dissertação de Mestrado em Ciências de Enfermagem
2009
JORGE MANUEL DA SILVA RIBEIRO
AUTONOMIA PROFISSIONAL DOS ENFERMEIROS
Dissertação de Candidatura ao grau de Mestre em Ciências de Enfermagem submetida ao Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto.
Orientador – Professor Doutor Manuel Alves Rodrigues. Prof. Coordenador com Agregação, ESEnfC
Aos meus pais por toda a confiança e esperança que sempre depositaram em mim… aos meus filhos David e Sara por todo o amor e toda a alegria… à minha esposa Patrícia com todo o amor…
iii
Agradecimentos Ao Senhor Professor Doutor Manuel Rodrigues pelo conhecimento, competência e disponibilidade que transmitiu durante toda esta caminhada, de forma incansável e altruísta. À Senhora Professora Doutora Maria Arminda Costa por conseguir tornar o desafio mais difícil numa viagem serena e desejável. A todos os enfermeiros que ao ler esta tese se mostrem capazes de lutar por uma profissão de enfermagem mais autónoma.
iv
Resumo
A autonomia em enfermagem é um assunto actual, problemático e paradoxal. Os enfermeiros consideram extremamente importante a autonomia no seu contexto de trabalho, como um requisito para o estatuto profissional. O facto de, passados tantos anos, com conquistas difíceis, com a rápida evolução do conhecimento de enfermagem, com o contributo importante da enfermagem para os ganhos de saúde e evolução do sistema nacional de saúde, ainda não existir, dentro da esfera profissional e fora dela, o reconhecimento merecido, fez com que fosse necessário reflectir sobre a problemática. No contexto de um estudo descritivo correlacional definiram-se os seguintes objectivos: Identificar o nível de autonomia percebida pelos enfermeiros no seu contexto de trabalho; Analisar a correlação entre o nível de autonomia percebida pelos enfermeiros no seu contexto de trabalho e as variáveis,