Acidentes de Tr nsito em Marab

872 palavras 4 páginas
Acidentes de Trânsito em Marabá Álvaro Ferreira da Silva ¹; Célia Quaresma Paes1; Eriane Sousa Soares1; Samantha Hasegawa Farias2.
Resumo: Introdução: O espaço em que vivemos sofre constantemente grandes transformações, com a urbanização desenfreada veio também os problemas com o trânsito. Método: Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa, o instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário composto por 23 perguntas referente ao trânsito do município de Marabá-Pa. Resultados: Foram entrevistadas 30 pessoas com ou sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dentre eles homens e mulheres residentes do Município de Marabá. Conclusão: Vimos que os homens sofreram mais acidentes que a mulheres e que os acidentes se concentraram na população que possui nível superior, enquanto que dos outros grupos não se percebeu nenhum tipo de acidente.
Palavras-chave: Acidente, Trânsito, Bioestatística.

Introdução

O espaço em que vivemos sofre constantemente grandes transformações, a urbanização é um exemplo e com isso, veio grandes desafios e consequências, principalmente no que diz respeito ao trânsito.
No Brasil só no ano de 2013 houve 40.450 óbitos por acidente de trânsito. Já na categoria de feridos hospitalizados, em 2014 foram somados no total de 201.000 feridos, de acordo com fontes do Ministério da Saúde1. Essa situação não é diferente no município de Marabá-PA, que só no ano de 2013 houve 128 óbitos segundo o Ministério da Saúde2. Para produção deste artigo foram entrevistadas 30 pessoas entre eles, homens e mulheres com uma faixa etária de idade de 27,5 anos em média. Buscaremos compreender se há algum padrão para esses acidentes que mata tanta gente.

Método

O estudo é do tipo exploratório, de natureza quantitativa. Foram entrevistadas 30 pessoas, entre os entrevistados homens e mulheres de faixa etária que variam de 18 a 74 anos. A coleta dos dados foi realizada entre os dias 31/03/2015 à 18/04/2015 na zona urbana do

Relacionados