Acidente
Você é o Segundo a se apresentar....
O conteudo é esse e te mandarei o slide na sexta feira.
O método ultrassonográfico baseia-se no fenômeno de interação de som e tecidos, ou seja, a partir da transmissão de onda sonora pelo meio, observamos as propriedades mecânicas dos tecidos. Assim, torna-se necessário o conhecimento dos fundamentos físicos e tecnológicos envolvidos na formação das imagens do modo pelo qual os sinais obtidos por essa técnica são detectados, caracterizados e analisados correctamente, propiciando uma interpretação diagnóstica correta.
Além disso, o desenvolvimento contínuo de novas técnicas, a saber: o mapeamento Doppler, os meios de contraste, os sistemas de processamento de imagens em 3D, as imagens de harmónicas e a elastometria exigem um conhecimento ainda mais amplo dos fenómenos físicos.
A ultrassonografia pode contribuir como auxílio no diagnóstico médico e veterinário, sendo sua aplicação mais ampla atualmente em seres humanos. Pode acompanhar durante a gravidez o bebê desde seus primórdios ao nascimento, avaliando aspectos morfofuncionais. Permite ainda a orientação de processos invasivos mesmo antes do nascimento.
Interage e auxilia a todas as demais especialidades médicas e cada vez mais afirma-se como um dos pilares do diagnóstico médico na actualidade.
De som para imagem
A criação de uma imagem digital a partir de som se dá em 3 etapas: produção da onda sonora, recepção do eco e interpretação do eco recebido.
Produção da onda sonora
Uma onda sonora é produzida tipicamente por um transdutor piezoeléctrico (algo como um microfone). Fortes e curtos impulsos eléctricos originados no aparelho de ultra-som fazem com que o transdutor emita som numa determinada frequência. A frequência pode ser ente 2 e 18MHz. O som é direccionado pelo formato do transdutor, um tipo de lente acoplada a ele ou por sistemas mais complexos de controle. O direccionamento produz uma onda sonora em forma de arco. A