Acidente Vascular Encef Lico Como Complica O Da Hipertens O Arterial
A Hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma das doenças que mais procupa a saúde publica dos paises dos países subdesenvolvidos e países emergentes, devido a sua predominância na população adulta ou por ser o principal fator de risco para surgimento de doenças cardiovasculares.
A aceitação ao tratamento de Anti-hipertensivos é um dos maiores desafios para a equipe de saúde, pois a maioria dos pacientes não seguem o tratamento adequadamente. Isso ocorre devido o tempo de duração do tratamento, a complexidade, mudanças na qualidade de vida ou até mesmo por falha do tratamento anterior.
Pacientes que não aderem ao tratamento de anti-hipertensivos podem ter sérias complicações cardiovasculares, como por exemplo: insuficiência cardíaca, doenças coronarianas e acidente vascular encefálico (AVE). No Brasil o AVE é uma das principais causas de mortalidade, ultrapassando o câncer e doenças cardíacas. Sendo que HAS ajuda no desenvolvimento de Acidente Vascular Encefálico (AVE).
A equipe de saúde , principalmente o enfermeiro deve oferecer uma assistência ao paciente na qual realizem o autocuidado e a sua aceitação ao tratamento, sendo que cada um é responsável por sua qualidade de vida e bem estar.O enfermeiro sendo um profissional da equipe de saúde, ele pode ajudar no tratamento aos pacientes com HAS, através da educação em saúde, orientando á mudar os hábitos de vida e seguir o tratamento medicamentoso prescrito. O enfermeiro deve assumir e executar seu papel de educador em saúde também com os familiares, transmitindo confiança e paciência. Informando acerca da doença, causas, consequências, tratamento e como enfrentá-la.É necessário o realizar e elaborar também cuidados de enfermagem individualizado para paciente com HAS, afim de melhorar sua adesão ao tratamento e suas complicações como o AVE.
No entanto o artigo desenvolvido através do estudo descritivo tem