Acesso Á internet
CURSO: PEDAGOGIA
TURMA: 2012 – 1º bimestre do 2º semestre de 2014
ALUNO: Leonardo L.
ALUNA:Daniela R>.
MS
AS CONQUISTA TECNOLÓGICAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS
INTODUÇÃO
A história mostra que desde 1844, o homem já enviava mensagens por meio de linha telegráfica. O americano Samuel Morse, criador do código Morse, foi o autor de tal façanha, ao enviar a primeira mensagem entre Washington e Baltimore. O evento marcou a inauguração das telecomunicações. Porém, a primeira transmissão de sinais só atingiu um quilômetro de distância e, sem o devido retorna do sinal. Sendo que ao longo desses anos ouve um mega avanço tecnológico, que liga e alavanca o mundo inteiro, através da Internet. A rigor um sistema de comunicação eficiente já existia 600 anos a. C., era o correio a cavalo usado pelo Império Persa.
Vale ressaltar que o setor de telecomunicação cresceu tanto no mundo, que foi preciso se criar a União Internacional de Telecomunicação, a UIT, cujo objetivo é conectar o mundo, e promover a cooperação internacional na área de satélites orbitais. A UIT tem 145 anos de existência e conta com 192 países membros, e mais 700 membros da área pública, privada, universidades e centro de pesquisa, no mundo inteiro. Sua sede fica em Genebra, Suíça.
ACESSO À INTERNET
Em janeiro de 2014, a empresa norte-americana, Akamai Technogie, divulgou dados de levantamento realizado entre julho e setembro de 2013, sobre conexão com a web, em termos de capacidade e velocidade de 140 países. Foi apresentada uma lista dos vinte países com melhor internet. Hong Kong aparece em primeiro lugar com velocidade de 65,4 Mb; em segundo a Coréia do Sul com 63,06 Mb; em terceiro o Japão com 52 Mb; em décimo primeiro a Suíça com 38,4 Mb; em décimo terceiro os Estados Unidos com 37 Mb. O Brasil só aparece em octogésimo quarto lugar com média de 2,7 Mb. São dados que refletem a importância da comunicação através da rede mundial de computadores, por meio de satélites. Todavia,