Acessibilade Taxitour
772 palavras
4 páginas
Pequenas atitudes para melhorar o transporte de pessoas que necessitam de alguma forma do transporte especial de TaxiCadeirante
O veículo é equipado com uma plataforma elétrico-hidraulica, que é acionada por controlo remoto, onde suporta até 250 Kg de peso. Sua operação é bem simples e tem uma movimentação bem lenta e precisa, sendo efetuada em duas etapas. A primeira que compreende a liberação da plataforma para operação, e a segunda que compreende o transporte do cadeirante da parte externa do veículo para a parte interna, e vice-versa.
Deficiência visual
Para os deficientes visuais poderia equipar o taxi com a impressão de tickets em braile e também as informações aos passageiros sobre a cobrança das tarifas que por um decreto (1212/14) é colada no vidro traseiro.
Deficiente visual acompanhado de cão guia
É muito comum que por desinformação os taxistas recusem passageiros deficientes visuais acompanhados de cão guia. No entanto, de acordo com a lei federal 11126/05, o portador de deficiência visual tem o direito de ingressar e permanecer com o animal nos veículos e nos estabelecimentos públicos e privados de uso coletivo.
Ainda que exista uma lei municipal que reserva aos proprietários de estabelecimentos a entrada ou não de animais no recinto, no caso dos cães guia, o acesso é livre por se tratar de uma ajuda técnica necessária para autonomia e independência da pessoa com deficiência.
A pessoa com deficiência visual deve portar documento dele e do cão, provando a posse e o treinamento e o cão deve viajar no assoalho do veículo.
Deficiência Auditiva
Preparar o taxista para que ele fale com muita calma sem desviar o olhar do deficiente pois assim o cliente conseguira ler os lábios de quem esta falando,mas também qualifica-lo para que conheça o básico da linguagem de sinais
A promoção da acessibilidade constitui uma condição essencial para o pleno exercício de direitos de cidadania consagrados na Constituição Portuguesa, como o direito à