Acessando Parti Es Do Linux Pelo Windows
Criado 3/set/2007 às 14h07 por Marcos Elias Picão
3
Quem mantém o Windows em dual boot com o Linux enfrenta o problema de compatibilidade com o sistema de arquivos. Até algum tempo atrás, o Linux não acessava partições NTFS com resultados satisfatórios, o que mudou com o NTFS-3g. Você pode hoje, com segurança, ler e gravar arquivos em partições NTFS a partir do Linux (apesar dos riscos, a maioria teóricos, graças à evolução do NTFS-3g).
Mas e o contrário, como fica? Você entra no Windows e ele não reconhece as partições do Linux como partições válidas. Não são mapeadas no "Meu computador", nem dá para acessar os arquivos. Calma. Fazer o que o NTFS-3g faz é uma tarefa um tanto complicada, devido o sistema NTFS ser bem pouco documentado e fechado, proprietário. O contrário é bem mais fácil, fazer o Windows ler e gravar em partições nativas do Linux, já que este é um sistema aberto.
As partições formatadas em ext2 ou ext3 têm melhor compatibilidade, estão mais consolidadas, e muita gente usa ext3 como padrão. Partições formatadas em ReiserFS ainda não são tão fáceis de acessar diretamente, mas é possível também.
Existem algumas ferramentas distintas disponíveis na Internet que permitem ao Windows ler e gravar em partições do Linux. Destacam-se duas: o Ext2 Installable File System for Windows e o Explore2fs.
Acessando partições em ext2/ext3 diretamente
Seguindo a instalação fácil, do tipo NNF ("Next > Next > Finish"), comum no mundo Windows, em menos de três minutos o Windows pode ler e gravar em partições ext2. As partições ext3 são suportadas da mesma forma, visto que são basicamente ext2 com suporte a journaling.
Basta entrar em www.fs-driver.org, site do projeto, acessar a página de download, baixar e instalar o Ext2 Installable File System (abreviado como Ext2 IFS). Nem precisa reiniciar o computador :)
Durante a instalação, ele exibe as partições do HD, dando a oportunidade de mapear as partições Linux detectadas,