Acervo arquivístico
A gestão de documentos constitui recurso informacional estratégico, cujo objetivo é conferir aos documentos de natureza arquivística do Tribunal Superior
Eleitoral proteção adequada, proporcionando acesso fácil e rápido às informações e reduzindo o conjunto de documentos de forma regular e controlada.
TRIBUNAL
SUPERIOR
ELEITORAL
ELEITORAL
Diagnóstico 2008
O diagnóstico da situação arquivística de uma instituição é o instrumento que direciona as ações para o planejamento dos recursos humanos, físicos, materiais e tecnológicos empregados no gerenciamento da informação e da gestão de documentos.
O diagnóstico do acervo arquivístico do TSE objetiva:
- conhecer a realidade da situação arquivística do Tribunal;
A descrição do acervo é um instrumento de pesquisa que facilita o acesso às informações constantes nos documentos e o seu intercâmbio em âmbito nacional e internacional. A descrição padronizada abrange o período de 1945 a 2008, o que possibilita ao pesquisador identificar a importância do conteúdo arquivístico do TSE para seu estudo. Proporciona, ainda, maior qualidade no trabalho técnico, economia de recursos aplicados no tratamento documental e otimiza a recuperação da informação no acervo descrito.
- apresentar propostas de melhorias na gestão da informação orgânica do TSE;
- atualizar o Plano de Classificação e Plano de Avaliação e Destinação das
Informações e Documentos do TSE com as novas tipologias levantadas;
- comparar a situação arquivística do diagnóstico realizado em 1998;
- tornar públicos os conhecimentos obtidos na pesquisa realizada.
O levantamento de dados nas unidades do TSE ocorreu de abril a agosto de 2008 e contou com a participação da equipe de trabalho da Seção de
Arquivo do Tribunal.
Acervo arquivístico Diagnóstico 2008
O acervo do Tribunal Superior
Eleitoral, gerenciado pela Seção de
Arquivo, é composto de processos judiciários, procedimentos