Acentuação Gráfica das Palavras
SENSIBILIZAÇÃO PARA A ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Brochura compilada por
Armindo da Costa Gameiro
Às minhas queridas filhas,
Joana Isabel e Ana Sofia, leitoras atentas.
2
SENSIBILIZAÇÃO PARA A ACENTUAÇÃO GRÁFICA DAS PALAVRAS
Como professor de Língua Portuguesa, tenho reparado que tem sido difícil habituar os nossos queridos alunos a escrever, utilizando os acentos gráficos com correcção. Tem sido uma luta árdua, ano após ano, não tendo sido os resultados animadores. Todavia, o desalento ainda não se instalou neste meu indómito querer.
Entretanto, tenho-me apercebido, que a grande maioria dos órgãos de comunicação social, esquecem ou ignoram esta particularidade tão importante do código linguístico escrito. Quantas vezes reparo que até nas próprias escolas, em documentos oriundos quer dos órgãos directivos quer das secretarias, a acentuação gráfica praticamente não existe. É, pois, urgente fazer algo que dignifique ainda mais a prestigiada língua de Camões.
Porque é importante amar a língua através da qual pensamos, vivemos e adquirimos postura existencial e nacional, compilei esta brochura, tendo em vista chamar a atenção de todos, para a actualização correcta do código escrito, relativamente à acentuação gráfica .
Poderá e deverá ser um meio de consulta «obrigatório» para docentes, alunos, empresas e instituições.
Dezembro de 1993
3
I - ACENTO TÓNICO E SÍLABA TÓNICA
Em todas as palavras existe uma sílaba que se pronuncia com mais força ou intensidade de voz: computador , música , disco, cântico.
Esta maior intensidade com que é proferida uma sílaba , chama-se acento tónico e a sílaba em que ele recai denomina-se sílaba tónica. As restantes sílabas são átonas .
Na língua portuguesa a sílaba tónica recai sempre numa das três últimas sílabas da palavra.
EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO
1 - Indique as sílabas tónicas e átonas nas seguintes palavras: sílabas tónicas sala _____________ escola _____________
fábrica