Acalme-se
EU IDEAL
ASPECTO POSITIVO
ASPECTO NEGATIVO
AUTO IMAGEM
NOME: _______________________________________________________________
DATA: _____/ ______/ 20____
A . C . A . L . M . E . – S . E .
1. Aceite a sua ansiedade. Um dicionário define aceitar como dar “consentimento em receber”. Concorde em receber sua ansiedade. Mesmo que lhe pareça absurdo no momento, aceite as sensações em seu corpo assim como você aceitaria em sua casa um hóspede inesperado e desconhecido. Decida estar com sua experiência. Substitua seu medo, sua raiva e sua rejeição por aceitação. Não lute contra ela. Resistindo você estará prolongando e intensificando ainda mais o seu desconforto. Em vez disso flua com ela.
2. Contemple as coisas a sua volta. Não fique olhando para de dentro de você, observando tudo e cada coisa que você sente. Deixe acontecer com o seu corpo o que ele quiser, sem julgamento: nem bom nem mau. Olhe a sua volta, observando cada detalhe da situação em que você está. Descreva-os minuciosamente para você, como um meio de afastar-se de sua observação interna. Procure ser um só, você e seu lado observador: deixe-se dissolver em pura observação. Lembre-se você não é sua ansiedade. Quanto mais você puder separar-se de sua experiência interna e ligar-se nos acontecimentos externos, melhor você se sentirá. Esteja com ansiedade, mas não seja ela; seja apenas observador.
3. Aja com sua ansiedade. Normalize a situação. Aja como se você não estivesse ansioso, isto é funcione com ela. Diminua o ritmo, a velocidade com que faz as suas coisas, mas mantenha-se ativo! Não se desespere interrompendo tudo para fugir. Se você fugir, a ansiedade vai diminuir mas o seu medo vai aumentar, e na próxima vez a sua ansiedade vai ser pior. Se você ficar onde está – e continuar fazendo suas coisas – tanto sua ansiedade quanto seu medo vão diminuir. Continue agindo, bem devagar!
4. Libere o ar de seus pulmões, bem devagar! Respire bem devagar, calmamente,