Acadêmica de serviço social
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA : OFICINA III – MEIO AMBIENTE
PERÍODO III B SALA 22
PROF.ª ELYDA NUNES
RESUMO :
NECESSIDADES DE FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO CAMPO AMBIENTAL.
ACADÊMICA : ÉRICA RAQUEL DO R. C. LIMA
TERESINA/PIAUI
12/04/2013
ÉRICA RAQUEL DO R. C. LIMA
RESUMO :
NECESSIDADES DE FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO CAMPO AMBIENTAL.
TERESINA/PI
RESUMO :
NECESSIDADES DE FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO CAMPO AMBIENTAL.
1- Ponto de partida. Um novo quadro ecológico, econômico e social : o desenvolvimento sustentável.
O atual modelo capitalista de desenvolvimento/ produção tem demonstrado através de indicadores a sua incapacidade de melhorar a vida dos indivíduos e garantir a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas ainda existentes. A partir deste ponto surge a necessidade de um modelo alternativo de desenvolvimento, segundo Alejandro Perez é o paradigmático modelo de desenvolvimento sustentável, de forma a integrar os objetivos econômicos, sociais e ambientais.
Este desenvolvimento sustentável extrapola os aspectos economicistas visando a equidade social ou a sustentabilidade ecológica tendo por foco a mediação do bem estar dos indivíduos.
De acordo com Jorge Riechmann , indicadores como o PNB, não devem ser considerados extremamente confiáveis, pois seus números não demonstram a real relação entre renda nacional e equidade social.
Para a implantação prática deste modelo de desenvolvimento sustentável deve ter por fundamento conceitos de solidariedade inter geracional e intra territorial, otimização do aproveitamento dos recursos naturais, produção limpa, internalização dos custos ambientais e principalmente o respeito a todas as criaturas viventes.
Mas esta mudança de modelos só é possível a