ACADIOS Da Gabriele
Localização Geográfica e Aspectos Políticos
Tribo de nômades que vieram do deserto da Síria, os acádios chegaram à Mesopotâmia por volta de 2550 a.C., enquanto este território estava dominado pelos sumérios. Entretanto, a guerra entre os sumérios para a permanência no poder acabou dando espaço para que a conquista acadiana da Mesopotâmia tivesse êxito. Mas esses dois povos, de culturas similares, acabariam se unificando para formar o I Império Mesopotâmico. Na política, os acadianos criaram um Estado centralizado e avançaram na arte militar. Desenvolveram a tática do deserto, com armamento leve, como o vernáculo (lança), e grande mobilidade.
Aspectos Sociais e Econômicos Formando uma das primeiras civilizações mesopotâmicas, os sumérios ficaram conhecidos pelo desenvolvimento do mais antigo sistema de escrita já conhecido, a escrita cuneiforme, que era baseada na fabricação de peças que, quando pressionadas sob uma base de argila, formavam um determinado caractere. No campo da matemática, foram capazes de desenvolver operações algébricas. Sua economia era a do modo de produção tributário, ou asiático: as terras eram do Estado, o poder era teocrático e o povo trabalhava nos campos e entregava parte de sua produção aos sacerdotes... além disso, trabalhava nas obras publicas (canais de irrigação, templos, etc.).
Aspectos culturais e arte O acadiano é uma das grandes línguas culturais da humanidade. Os primeiros textos em acadiano datam do III milênio a.C., com a chegada dos semitas na Mesopotâmia. A literatura acadiana é uma das mais ricas da Antiguidade. As artes plásticas e a gliptica estão, bem testemunhadas e ilustram uma das mais altas épocas da arte mesopotâmica. Sob o reinado de Naram-Sin, a escultura liberta-se totalmente da influencia suméria do dinástico arcaico ou primeiro dinástico.
Religião
Na religião, politeísta, estabelecem novos deuses e passam a divinizar também o rei. Construíram monumentais palácios ao lado dos templos sumérios.