Academia
A prática da atividade física está intimamente ligada com a história do homem, desde sua origem. As diversas mudanças econômicas, sociais e culturais pelas quais o ser humano passou no decorrer de milhões de anos afetaram profundamente sua percepção da atividade física, da saúde e do seu próprio corpo. O movimento, ou seja, o ato físico, constituía a base de todas as atividades humanas no período pré-histórico. Naquela época movimentar-se era uma questão de sobrevivência. A dança, a luta e os jogos foram atividades que marcaram as civilizações, desde a antiguidade. Com o processo de sedentarização do homem e o aumento do seu espaço ocioso, as atividades físicas que, até então, eram praticadas apenas por razões utilitárias, guerreiras ou ritualísticas, passaram a possuir uma concepção esportiva. (OLIVEIRA, 1983).
Com o aumento da expectativa de vida das pessoas e da competição no mercado de trabalho, a sociedade contemporânea demonstra uma preocupação muito maior com a estética, com a saúde e com a qualidade de vida do que há alguns anos.
Essa qualidade de vida advém de vários fatores, que vão desde exames de rotina, passando pelo controle do stress, até a alimentação e o controle emocional. Além disso, vários estudos apontam para realização de exercícios físicos como fator importante para aquisição e para melhoria da qualidade de vida
Nesse contexto, o fitness veio evoluindo para uma definição de seu significado, trazendo uma nova identidade para a atividade física.
A expressão fitness significa aptidão física, não relacionada somente à capacidade física, mas também ao aspecto de equilíbrio corporal e espiritual.
Nos dias de hoje, não se fala somente em resultados estéticos. Quando o assunto é atividade física, muitas pessoas vêm percebendo a necessidade de fazer uma avaliação física para entender melhor sua composição corporal, diminuir o percentual de gordura, aumentar sua massa magra, identificar