academia
O presente trabalho que aborda sobre Palavras homógrafas e a elementos da narrativa, sendo que ao decorrer dele será apresentado cada um destes itens de forma rápida e clara.
Palavras homógrafas são palavras que se escrevem da mesma forma (isto é, possuem a mesma grafia), mas que se pronunciam de forma diferente, tendo também um significado diferente.
Narrativa caracteriza-se pelo relato de fatos retratados por uma sequência de acções, relacionadas a um determinado acontecimento, podendo ser estes fatos reais ou fictícios.
Para que a narração tenha qualidade, o assunto deve ser relatado de forma original e despertar no leitor interesse pelo desenrolar da história. A linguagem deve ser clara, simples, correta e a história deve parecer real, ser verosímil, isto é, deve dar a impressão de que ela pode ter acontecido.
Para que este relato seja algo dotado de sentido, o mesmo dispõe-se de alguns elementos que desempenham funções primordiais. Representando-os, figuram-se os personagens, peças fundamentais para a composição da história, narrador, espaço, tempo e enredo propriamente dito, ou seja, o assunto sobre o qual se trata.
Palavras homógrafas
Segundo Carlos Rocha, 2013 Homógrafa (vem do grego, homo o que significa o mesmo, igual grafia), são homógrafas as palavras que se escrevem com as mesmas letras (grafemas), mas se pronunciam de modo diferente; por isso mesmo, nalgumas, essa distinção de pronúncia é assinalada pelo acento gráfico, quando as regras da autografia o exigem.
Ao meu entender penso eu que homografia é um género específico de homonímia parcial e designa a relação existente entre duas unidades lexicais que têm a mesma forma gráfica, mas formas fonéticas e significados diferentes.
As palavras homógrafas têm significado diferente mas com mesma escrita por exemplo:
Eu gosto de você. (verbo) Meu gosto é diferente do seu. (substantivo)
A força não é maior que a sabedoria. (substantivo) Não é ele quem força a