ACADEMIA
Para a musculatura crescer
Você deve...
• Manter a quantidade de açúcar no sangue constante. Para isso, faça refeições de três em três horas.
• Repor o carboidrato o mais rápido possível após a malhação, consumindo alimentos de alto valor glicêmico, como banana, uva passa e suco de laranja.
• Investir para valer na musculação a partir dos 25 anos, pois com essa idade o corpo passa a perder 250 gramas de músculo por ano!
Você não deve...
• Incluir mais proteína na sua dieta e continuar sedentária. O que faz o corpo ganhar músculos não é o alimento, mas a atividade física.
• Ingerir grande quantidade de açúcar e gordura antes da musculação com a ilusão de que as calorias extras serão consumidas no treino.
• Praticar qualquer atividade física em jejum ou depois de mais de três horas sem comer nada. Sem o combustível dos alimentos, o organismo vai usar a própria massa magra para repor a energia gasta no exercício.
Monte o seu cardápio semanal, seguindo as orientações da nutricionista Adriana Servos, da Fórmula Academia, em São Paulo. A cada dia você deve escolher uma das opções de cada refeição. Não altere as quantidades nem substitua outros que não estão na nossa lista. A dieta pode ser repetida por 15 dias.
Cardápio
Café da manhã
Opção 1: 1 copo (300 ml) de leite desnatado com café e adoçante / 2 fatias de pão de centeio / 1 fatia fina de queijo de minas / 1 ovo cozido
Opção 2: 1 iogurte batido com 3 col. (sobremesa) de aveia e 1 banana / 1 fatia de pão com 2 fatias de mussarela light e 2 fatias de peito de peru
Opção 4: 1 banana amassada com 3 col. (sobremesa) de aveia / 1 fatia de pão com 2 fatias de mussarela light e 2 fatias de peito de peru / 1 xícara de café com leite
Opção 5: 1 copo (300 ml) de leite desnatado com achocolatado light / 2 fatias de pão integral / 1 col. (sobremesa) de requeijão light / 1 fatia fina de queijo de minas
Opção 6: 1/2 copo (150