Academia
Departamento de Química
2EST301 – Metodologia do Ensino de Química e Estágio Supervisionado I
1
PLANO DE AULA: ALGUNS PRESSUPOSTOS
Aluno-estagiário:__________________________________ Data: ___/___/_____
CONTEÚDO/ASSUNTO:
Cite o tema da aula a ser desenvolvido.
OBJETIVOS:
Na tendência de perspectiva mais tecnicista é a descrição clara do que se pretende alcançar como resultado da atividade. Tais objetivos devem começar por um verbo no infinitivo e, como regra geral, ter um “para que”, ou seja, a frase deve ser composta por duas sentenças. Assim: Objetivo = Habilidade desenvolvida + qual a razão de desenvolver essa habilidade.
Os objetivos devem emergir do contexto: comunidade, da família, da escola, da disciplina, do aluno-estagiário e principalmente do aluno. Os objetivos, portanto, são operacionais1, observáveis2 e sempre do aluno e para o aluno.
Os objetivos específicos podem ser pensados como proposições referentes às mudanças comportamentais3 esperadas para um grupo em específico. Exemplo:
“Ao término da aula, o aluno deverá ser capaz de identificar a diferença entre teoria e discurso no texto proposto”.
Para manter a coerência interna com o contexto mais geral de sua produção, o primeiro cuidado é o de selecionar os objetivos específicos que sejam coerentes com os objetivos gerais das áreas de estudo e com os objetivos educacionais do planejamento curricular. Os objetivos educacionais devem ser coerentes com a linha de pensamento à qual o plano se destina.
Alguns caminhos e sugestões:
Partindo dos conteúdos, ou seja, é necessário ter em mente uma
1
É considerado operacional na pedagogia tecnicista aquele objetivo que pode ser facilmente alcançável através das ações propostas e disponíveis. É o nível de viabilidade que define sua operacionalidade.
2
Ao definirmos um objetivo devemos perguntar se o resultado concreto decorrente dele pode ser observado e/ou avaliado. A pergunta que podemos fazer