Absorção e emissão
A radiação incidente numa superfície pode ser, parcialmente, absorvida, reflectida ou transmitida.
Para avaliar em que medida uma superfície é mais absorsora do que reflectora, definem-se o poder de absorção e o poder de emissão. O poder de absorção de energia por radiação relaciona-se com a natureza das superfícies.
Um corpo negro é um corpo ideal na Física, na realidade, tal corpo não existe, existem corpos que se assemelham, sendo bons emissores, bons absorventes e maus reflectores da radiação.
Um corpo negro absorve toda a radiação que nele incide, isto é, a sua absorsividade é igual a 1 e a sua reflectividade é nula.
Todo absorvente é bom emissor. Logo o corpo negro, além de absorsor ideal, é também um emissor ideal. A sua emissividade é igual a 1.
Um corpo negro independentemente do material com que é confeccionado, emite radiações electromagnéticas com a mesma intensidade, a uma dada temperatura e para cada comprimento de onda.
A temperatura de um corpo pode diminuir ou aumentar dependendo do corpo com que está em contacto.
Quando as temperaturas, do corpo e das vizinhanças, se igualam, atinge-se o equilíbrio térmico e, a partir deste instante, as trocas de energia entre o corpo e as vizinhanças são iguais. Como tal o equilíbrio térmico é atingido através de um mecanismo de trocas d energia.
A absorçao e emissao de radiaçao está relacionada com a natureza dos corpos que a emitem, absorvem ou absorvem parcialmente. O poder de absorçao e o poder de emissao servem para avaliar quao absorsora e reflectora é uma superficie.
O corpo ideal na fisica é o corpo negro, este é o corpo que melhor absorve radiaçao, sendo a sua absorsividade igual a 1, e aquele que reflecte menos, sendo a sua reflectividade nula., visto que todos os corpos absorventes sao emissores ideais, o corpo negoro e um emissor ideal, sendo a sua emissividade igual a sua