Absorção de radiação
Objectivo do trabalho * Comparar o poder de absorção de energia por radiação de diversas superfícies com a mesma área exposta à fonte de luz, mas com acabamentos diferentes.
Introdução teórica:
Relativamente à radiação incidente num corpo ou numa determinada superfície, essa pode ser parcialmente absorvida, refletida e transmitida.
Vários fatores influenciam a absorção, a reflexão e a transmissão da radiação, tais como: * O material, a espessura e o revestimento da superfície do corpo; * A frequência da radiação incidente;
Existem superfícies que se apresentam melhores absorsores e emissores da radiação do que outras.
Tomemos como exemplo dois recipientes em que um possui a sua superfície revestida de negro e outro revestido de prata.
O recipiente revestido a negro possui um melhor poder absorsor e emissor do que o recipiente envolvido a prateado, segundo o mesmo comprimento de onda de radiação.
Isto significa que a superfície preta absorve e emite uma maior quantidade de radiação do que a superfície prateada, segundo o mesmo comprimento de onda da radiação.
A superfície preta é considerada um bom absorsor da radiação visível. As superfícies prateadas ou brancas são designadas más absorsoras dessa radiação.
Um mau absorsor reflete a maior parte da radiação nele incidente. Por isso, nos climas quentes utilizam-se roupas claras para refletir a radiação nelas incidente.
Todos os corpos, devido à temperatura a que se encontram, emitem radiação eletromagnética. As radiações emitidas pelos corpos emissores encontram-se numa zona do espectro eletromagnético, que correspondem à zona do visível, à zona do infravermelho ou à zona do ultra-violeta. Actividade Pratico Laboratorial |
Material: * Cubo de Leslie; * Termómetro; * Candeeiro elétrico com lâmpada de