Absorbância
Introdução:
Para análise de compostos que contenham apenas traços da substância em estudo, utilizando os métodos gravimétricos ou volumétricos, faz-se necessária a utilização de grandes volumes ou massas de amostras para um resultado perceptível(mensurável). Nestes casos deve-se recorrer a outras técnicas analíticas como a colorimetria visual ou espectrofotometria, em resumo, um método analítico mais sensível.
Na colorimetria uma quantidade conhecida de amostra, contendo o elemento a ser determinado, é tratada para resultar uma solução colorida. Dentro de uma escala comparativa, soluções mais concentradas de um determinado elemento apresentam tonalidades mais fortes. A concentração pode ser então determinada, comparando-se a solução de amostra colorida em estudo com soluções cuja concentração do elemento em estudo seja conhecida(solução padrão) e que também foram submetidas ao mesmo tratamento da amostra.
Materiais e reagentes:
Materiais utilizados
balão volumétrico de 500 ml
copo becker de 250ml
balança analítica
cubeta
estante
espátula
fúnil
espectofotômetro
1
Reagentes
H2O
CuSO4
Sulfato de Cobre na concentrações, 2,00 g/l, 4,00 g/l, 6,00 g/l, 8,00 g/l,
10,00 g/l.
Procedimento:
Foram prepadas soluções nas seguintes concentrações, pesando a massa do reagente Sulfato de Cobre CuSO4 , para cada concentração sendo feito, a leitura da transmitância para poder cálcular a absorbância em uma melhor varredura, em vários comprimentos de ondas que o equipamento possui.
Esta operação é realizada para a obtenção de um gráfico chamado curva de absorbância. Toxicidade: Limites Padrões
L.P.O.: Não pertinente
P.P.:Não pertinente
IDLH.: Não pertinente
LT: Brasil - Valor Médio 48h: Dado não disponível
LT: Brasil - Valor