Absoluismo
274 palavras
2 páginas
História do absolutismo na França Foi na França que o absolutismo teve seu maior desenvolvimento. A frase "L'État, c'est moi" (“O estado sou eu”), que representa muito bem o poder do monarca absolutista, foi proferida pelo rei francês Luís XIV.
O regime absolutista francês começou a se formar após o final da Guerra dos Cem Anos (1337-1453). Embora vencedora, a França encontrava-se desorganizada com vários sistemas jurídicos, privilégios e tradições. O rei surgiu como um elemento centralizador capaz de dar unidade política e econômica à França.
O primeiro monarca a seguir a linha absolutista na França foi Luís XI, que usou vários esquemas para estender a sua autoridade a todos os territórios que formavam a França em meados do século XVI. No campo político, seu governo se pautou no sentido de afirmar sua autoridade diante dos direitos da nobreza e do clero (originários dos privilégios feudais).
Se Luís XI é considerado o consolidador do absolutismo na França, foi com Luís XIV que o regime atingiu seu auge. Conhecido como o “Rei Sol”, Luís XIV governou com autoridade absoluta, usufruindo, junto com a corte, de todos os luxos, poderes e privilégios possíveis.
O absolutismo francês durou até 1789, quando a Revolução Francesa colocou fim ao regime absolutista no país. Flor-de-lis. Emblema da realeza francesa. Segundo a lenda, quando Clóvis rei dos francos, se converteu ao cristianismo, um anjo lhe deu de presente um lírio dourado, símbolo da pureza. No século XII, o rei Luís VII foi o primeiro monarca a usar a flor-de-lis em seu escudo, durante as cruzadas.