abr q vc ve
A Origem do Homem
1ºano c
Lucas Costa Martins
Escola Estadual El Salvador
Pesquisa solicitada pelo professor
Leo da matéria de historia, feito pelo Aluno Lucas Costa Martins.
Barueri, 5,de Março de 2014
Indicie
Introdução
Primeiros habitante da terra
A cronologia da origem do homem e sua evolução não é precisa. Existem numerosas classificações, muitas vezes contraditórias, pois ainda há várias lacunas importantes.
De um modo geral, podemos dizer que um tronco comum deu origem aos grandes macacos ou antropóides (Pongidae) e aos humanos (Hominidae). Em algum momento, essas duas famílias se formaram e evoluíram em sentidos diferentes: os Pongidae assumiram as formas do gorila, do chimpanzé, do orangotango e do gibão atuais, enquanto os Humanidade passaram por várias transformações, até chegar ao Homo sapiens sapiens.
A evolução do homem foi a seguinte:
Australopithecus
Os hominídeos ou homínidas são classificados em dois gêneros. O primeiro é o Australopithecus (do latim australis = meridional + o grego pithecos = macaco), que apresentava características físicas ainda distantes do homem atual. O segundo é o gênero Homo, ao qual pertencemos. Não se sabe se o Homo evoluiu do Australopithecus ou se ambos são gêneros independentes, ligados a um ancestral comum.
Há três espécies conhecidas de australopithecus. O Australopithecus aferensis é o mais antigo, tendo vivido cerca de 3 milhões de anos atrás. Já o Australopithecus africanus e o Australopithecus robustus existiram respectivamente até 1,5 e 1 milhão de anos antes de nossa era, sendo que o africanus pode ter dado origem ao gênero Homo. Essas três espécies são claramente diferenciadas dos Pongidae porque, apesar de sua pequena capacidade craniana (400 cm3 para o A. aferensis e 500 cm