Abordagem Neoclássica e Administração por Objetivos
Cristiane Alperstedt
Unidade 4: Abordagem Neoclássica e
Administração por Objetivos
Abordagem Neoclássica e
Administração por Objetivos
Objetivos da unidade Compreender o significado da Abordagem Neoclássica. Compreender o propósito da Administração por Objetivos (APO). Traçar paralelos com a realidade organizacional atual.
Abordagem Neoclássica
Antes de avançar na compreensão da Abordagem Neoclássica, é preciso destacar que é possível, na condução da disciplina de Modelos de Gestão, abordar as Escolas,
Teorias ou Abordagens adotando duas metodologias. Uma delas é a obediência rigorosa à linha do tempo, e a outra opção é criar algumas conexões diferenciadas que permitam o encadeamento das Escolas.
Linha do tempo
Abordagens
Clássicas
Teoria Neoclássica
Teoria da
Burocracia
Teoria
Estruturalista
Relações Humanas
Teoria
Comportamental
Abordagem
Sistêmica
Década 1910
Década 1930
Década 1950
Década 1960
55
Esta autora optou pela segunda metodologia. A figura anterior ajuda a relembrar a ordem cronológica do surgimento das Escolas.
A Abordagem Neoclássica ganha contornos na década de 1950, quando o crescimento de empresas conduziu ao surgimento de grandes conglomerados e passou-se a demandar mais da administração, suplantando as questões relacionadas à produtividade e ao chão de fábrica. É nesse contexto que emergem conceitos e técnicas para estruturar as empresas. Também é fruto do resgate das contribuições da Abordagem
Clássica, adaptadas às condições da época, como reação à influência crescente das ciências do comportamento.
A principal característica da abordagem neoclássica reside na ênfase nos aspectos práticos e instrumentais da Administração, e no detalhamento de como fazer e melhor praticar as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar.
Alguns autores são considerados os precursores da Abordagem Neoclássica, isto é, suas contribuições são anteriores