Abordagem clássica da administração
Neste trabalho, iremos encontrar informações sobre dois grandes personagens da administração mundial, Taylor e Fayol e seus seguidores.
Taylor estudava o problema de produção, para tentar uma solução que atendesse o problema de produção, para tentar uma solução que atendesse tanto aos patrões como aos empregados.
Fayol que enfatizou na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente.
Mostra também suas idéias, características e modelos de aplicações utilizado em empresas americanas e européias nas primeiras décadas do século XX e as adequações e vantagens, bem como suas restrições e falhas.
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
No século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da Administração.
Um era americano FREDERICK WINSLOW TAYLOR, e veio a desenvolver a chamada Escola da Administração Cientifica preocupado em aumentar a eficiência da indústria por meio inicialmente, da racionalização do trabalho operário.
Outro era europeu HENRI FAYOL, e veio a desenvolver a chamada aplicação de princípios gerais de administração em bases cientificas.
Podemos desmembrar a Abordagem Clássica da Administração em duas escolas principais:
ESCOLA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA TAYLOR ÊNFASE NAS TAREFAS
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO FAYOL ÊNFASE NA ESTRUTURA
ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA
Principal Obra: “Princípios da Administração Científica”, de TAYLOR em 1911. O nome é devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração, preocupado com o aumento da eficiência da indústria no nível operacional (operários). * PRINCIPAL OBJETIVO: assegurar a máxima prosperidade para o empregador junto com a máxima prosperidade para o empregado.
PRIMEIRO PERIODO DE TAYLOR