Abertura do Abrigo Casa Da Criança
Quando foi pensada a abertura desta unidade de Acolhimento Institucional, havia uma ideia bem distante da realidade proposta e que emergia no município. Não se conhecia de fato a verdadeira realidade. A partir de dados colhidos pelo Conselho Tutelar, demandas oriundas do Ministério Público e Plantão Social da Secretaria de Desenvolvimento Social do Município. Apareceu a necessidade de abertura da unidade para atender crianças de 0 a 12 anos de idade, atendimento de qualidade para até 15 crianças.
Iniciou-se então com um plano de trabalho onde se tinha:
Identificação do proponente
Caracterização da proposta- Programa de Acolhimento Institucional Casa da Criança- Abrigo de pequeno porte
Objetivos
Justificativa- O município de Ubá em parceria com o DASJOF oferece a medida de proteção de abrigo a crianças encaminhadas pelo poder judiciário e pelo Conselho Tutelar, oferecendo-lhes atendimento integral conforme previsto no ECA, através da Casa da Criança. Sendo o único programa nesta modalidade, propõe garantir o atendimento de crianças em situação de extrema vulnerabilidade social que perderam ou romperam os vínculos familiares como também os que se encontram ou precisam ser afastados do seio familiar, através da aplicação da medida provisória de abrigo, em caráter emergencial.
Metas- Prestar atendimento de qualidade a 15 crianças em estado de vulnerabilidade de nosso município, proporcionando-lhes abrigo, alimentação adequada, vestuário, apoio psicológico, social, atividades culturais e de lazer, garantindo-lhes direito à cidadania, conforme as determinações legais vigentes, mantendo, assim, a organização física, educativa e administrativa da entidade.
Fases de execução e supervisão
Pessoas beneficiadas
Plano de Aplicação dos Recursos solicitados
Demonstrativo de custos/ Custos de investimento
Recursos Físicos e Materiais
Recursos Humanos
Esses, entre outros tantos tramites