Abertura de uma loja virtual de livros
Há muito observamos algumas práticas que deram origem ao que chamamos de atividade comercial. A necessidade de sobrevivência manteve os humanos sempre ocupados numa busca árdua pelo sustento. Com o tempo surgiu o costume de trocar uma mercadoria por outra necessária – costume este que foi aprimorado e que adotamos até nossos dias, a economia monetária. O aperfeiçoamento destas transações deu início à produção de bens e serviços, a atual empresa. (ALBANO, 2012, p.13,17 e 45) A fim de agregar conhecimento a respeito dos riscos de uma atividade econômica atual, o presente trabalho tem como objetivo simular a abertura de uma Loja Virtual de livros e analisar o melhor enquadramento e modelo jurídico da empresa, bem como definir seus valores morais, a forma de relacionamento com os públicos interno e externo e explicar como será o processo de armazenamento e distribuição dos produtos ofertados. Para tanto, fizemos uma pesquisa bibliográfica qualitativa baseada nas publicações disponíveis nas matérias: Direito Empresarial, Ética Empresarial e Fundamentos de Logística e em outras fontes referenciadas.
2. DESENVOLVIMENTO
Desde a antiguidade observamos a atividade comercial, baseada na troca de mercadorias-padrão – aquelas que fossem desejadas por todos. Este tipo de transação deu origem à economia monetária que utilizamos até hoje. Juntamente com ela surgia o Direito Comercial, conhecido atualmente como Direito Empresarial, que inclui o Direito Societário – a lei que regulamenta as sociedades das empresas (ALBANO, 2012, p.13,17 e 45). O conceito econômico de empresa, de acordo com Albano (p. 25) é:
“uma sequência de atos dirigidos a uma mesma finalidade […]. E não se trata de qualquer sequência de atos. […] exige que a mesma seja capaz de criar novas utilidades, novas riquezas, afastando-se as atividades do simples prazer […], deve ser destinada à satisfação de necessidades alheias”.