Abdome Em TC
Tomografia para área patológica permite uma ampla visualização com mensurações especificas em todas as direções, assim como facilita a elaboração de um diagnóstico diferencial.
O que é o exame:
Método de imagem que utiliza raios-x para captação de imagens transversais da região abdominal. O paciente deita sobre uma superfície e é movido para o interior de um tomógrafo. Pode ser necessária a injeção de um contraste na veia ou ingestão (via oral).
Para que serve:
É um método bastante útil para a avaliação das paredes abdominais, dos espaços intra-peritoneais e retro-peritoneais, dos órgãos e sistemas, dos planos fasciais e dos espaços potenciais.
Pode ser utilizado contraste oral, que auxilia na identificação do tubo digestivo; e contraste intravenoso, que permite a visualização de estruturas vasculares e realce de órgão sólidos, para revelar alterações patológicas.
Inúmeras afecções podem ser visualizadas à TC de abdome, como aneurisma de aorta abdominal, abscessos abdominais, pancreatite, infecção urinária complicada (pielonefrite) e tumores de vísceras abdominais.
Quadrantes e regiões PRINCIPAIS PATOLOGIAS
Pneumoperitônio
Embora seja uma conseqüência natural da exploração cirúrgica do abdome, é nitidamente anormal em outras circunstâncias e em geral indica a ruptura do estômago, duodeno ou cólon.
Muitas vezes, a perfuração de seções do trato gastrintestinal dá origem a pneumoperitônio, no entanto, outras causas de pneumoperitônio têm sido descritas, destacando-se a peritonite espontânea por bactérias produtoras de gás, o pós-operatório de cirurgias abdominais e doenças diversas.
MASSA
ABDOMINAL
Massa abdominal é todo e qualquer crescimento anormal que envolve o abdômen. Esse crescimento pode causar inchaço e até mesmo deformar o abdômen, além de sintomas como ganho de peso e dor.
O abdômen é dividido em quatro partes, chamadas de quadrantes. Uma massa abdominal pode ocorrer em qualquer um dos quatro quadrantes.
CÁLCULO RENAL OU