abastecimento de agua
Um sistema de abastecimento de água deve fornecer e garantir à população água de boa qualidade do ponto de vista físico, químico, biológico e bacteriológico, sem impurezas prejudiciais à saúde. É constituído de um conjunto de sistemas hidráulicos e instalações . Esse sistema é composto por várias etapas até que a água chegue às torneiras dos consumidores. As etapas estão dispostas a seguir:
1) Captação: a água bruta é captada em mananciais superficiais (barragens, lagos, etc) ou subterrâneos (poços);
2) Adução: a água captada nos mananciais é bombeada até as ETAs (Estações de Tratamento de Água) para que possa ter tratamento adequado . O seu funcionamento, pode ser:
- Por gravidade : Quando aproveita o desnível entre o ponto inicial e final da adutora.
- Por recalque : Quando é realizada utilizando um meio elevatório qualquer.
3) Tratamento: através de uma série de processos químicos e físicos, a água bruta é tornada potável para que possa ser distribuída à população;
4) Reservações : Os reservatórios construídos para um sistema de abastecimento público de água, podem ser divididos em duas classes principais:
- Reservatório de Acumulação;
- Reservatório de Distribuição.
Reservatório de Acumulação
São construídos em um curso de água, (seja ele um rio, um riacho, um córrego, etc) quando se deseja aproveitá-lo como fonte de abastecimento de água. Isto só ocorre quando a vazão média desse curso de água é superior à vazão média do consumo que se deseja para uma comunidade. Mas se este curso de água, apresentar vazões mínimas, diárias ou mensais, insuficientes para atender as necessidades de consumo, nestes dias ou meses, nestas condições, o excesso de água descarregado pelo curso de água, nos tempos de vazões máximas são acumuladas em reservatórios, denominados reservatório de acumulação, a fim de atender as deficiências, em épocas durante as quais a vazão do curso de água não é