Abacá
Origem
O abacá (Musa textilis) de planta, da família Musaceae, e sua fibra, que é o segundo na importância de entre o grupo de fibras da folha. Fibras de abacá, ao contrário da maioria das outras fibras , é obtido a partir dos caules das plantas (pecíolos). Embora às vezes conhecido como cânhamo de Manila, cânhamo Cebu, Davao ou cânhamo, a planta bananeira não está relacionada com o cânhamo. A planta, nativo das Filipinas, é considerada importante como uma fonte de fibra de cordéis, no século 19. Em 1925, os holandeses começaram a cultivá-la em Sumatra, e o Departamento de Agricultura dos EUA estabeleceu plantações na América Central. Uma pequena operação comercial foi iniciada em British North Borneo (agora Sabah, parte da Malásia) em 1930. Durante a Segunda Guerra Mundial, como o abaca filipino já não estava disponível para os Aliados, então, a produção americana aumentou consideravelmente. Atualmente as Filipinas permaneceram o maior produtor mundial de bananeira.
Processo de obtenção da fibra
Fibras de abacá é extraído a partir da bainha da folha em torno da base da planta abaca.A colheita de hastes abacá geralmente ocorre entre 18 e 24 meses a partirdos primeiros brotos. Quando maduro, uma planta bananeira terá cerca de 12-30 talos de folha, cada um cerca de 12 a 20 pés de altura.A colheita subsequente é feita em intervalos de 3-4 meses. Existem duas fases do processo de colheita:(1)No topo, as nervuras são cortadas na base do pecíolo com uma faca ou uma foice e (2) queda, quando as hastes são rolados para baixo com a utilização de um faca bolo. Depois de cair, os caules cortados são colocados em uma pilha, pronta para o próximo passo: tuxying. Tuxying é o processo de extrair a fibra a partir das bainhas das folhas.
As tiras, ou "tuxies", obtidas a partir deste processo são, em seguida, submetida a um processo de limpeza, chamado de extração, em que todo o material polposo é raspado e os fios de fibra são libertados.