aas aaa
Nome do cursista: Professor tutor Cícero Gabriel de Oliveira
Módulo: 3 Data: 27.09.2014
Titulo da atividade: Tarefa
Quando a questão é dar atenção, parece que esta ação se restringe ao fato de realizar feedback somente por princípios de urbanidade e polidez, sem muito contribuir para que o cursista detenha um aprendizado. Já, orientar a aprendizagem, consiste numa ação que determina na aquisição do aprendizado, tendo então cumprido seu papel proposto. Em questão de tutoria, não basta ser polido e dar atenção ao cursista (embora esta seja uma ação pertinente e esperada para que se estabeleça um vínculo de confiança entre o cursista e o tutor), mas é necessário desempenhar sua ação de forma que a aprendizagem se torne efetiva, a exemplo de quando o cursista não consegue compreender os passos descritos nos tutoriais, aí cabe ao tutor descobrir e aplicar vias com outras formas de linguagem que possibilite ao cursista a preparação para a realização da atividade proposta.
Para Sales (2005, p. 6), a orientação da aprendizagem também está intimamente ligada à questão do material didático ofertado:
Se o professor ainda está baseado na pedagogia milenar da transmissão, que disseminou práticas educacionais e calcificou as estratégias de distribuição e assimilação de informações, o material didático para EAD será meramente uma reprodução deste paradigma. As potencialidades comunicacionais, colaborativas, de desenvolvimento da autonomia que o digital propicia serão subutilizadas. O ambiente virtual de aprendizagem não passará de um depósito de textos, os e-mail´s serão apenas utilizados para que o professor comunique informações aos alunos e passe tarefas, e o chat o momento para tirar dúvidas sobre os conteúdos e o fórum mais um espaço de perguntar e responder apenas.
Com relação à mudança do significado de “tutor”, desde sua origem de raiz