aadd
O que é?
É um biocombustível produzido geralmente a partir da cana-de-açúcar, mandioca, milho ou beterraba. Álcool etílico, que não apresenta cor e aroma agradável. Quando diluído em água, apresenta um sabor adocicado e quando concentrado é um ótimo biocombustível, gerado através da cana-de-açúcar, mandioca, milho ou beterraba
Como é produzido?
É produzido a partir de oito processos:
Colheita da cana
Ocorre a queima dos resíduos não utilizados
Moenda – onde é retirado o melado
O melado segue para a liquefação, onde é escaldado. Aquecido nas caldeiras
Fermentação – é adicionado leveduras, para a fermentação dos açucares, gerando etanol.
Desidratação – o restante da água é removido
Em seguida adicionado com algum tipo de impureza, como a gasolina (5%), para que não possa ser servido de consumo humano.
Vantagens
Nível mundial – redução de dependência internacional, menor poluição e utilização de combustível renovável.
Nível de Brasil – geração de emprego, venda do combustível excedente e da tecnologia utilizada no mesmo, fixação do homem no campo.
O carro a álcool polui apenas 30% do que um carro com gasolina, além de ser mais barato
ÁLCOOL COMBUSTÍVEL
COMBUSTÍVEL VERDE
O álcool combustível é utilizado desde o início da indústria automotiva. Os primeiros usos práticos de motores a etanol deram início nos anos 20 até os anos 30, mas no final da década de 70, com a crise do petróleo o Governo criou o programa Proálcool (Programa Nacional do Álcool) que consistiu em uma iniciativa de intensificar a produção de álcool combustível (etanol) para substituir a gasolina, pois o preço do produto estava muito elevado e passou a ter grande peso nas importações do país.
Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo. Dos 13milhões de hectares produzidos pelo mundo, 4,5 estão no Brasil.