Aaaaaaaaaa
Essa diferença está constantemente em nosso dia-a-dia e em muitas vezes nem nos damos conta.Alguma vez parou para pensar a explicação de porque nossas conexões de internet só baixar a 32kBps sendo que você contratou 300kbps.
Um belo dia liguei para o “suporte técnico” de um dos vários serviços de internet banda larga, perguntando o porquê dessa diferença, e a resposta que ouvi foi a seguinte:
- 300kbps é a velocidade nominal, só utilizamos como nome para referencia e ficar mais claro para o cliente, mais a velocidade real é a de 37kBps.
Eu percebendo que ele não fazia idéia do que eu estava perguntando decidi “cutucar” mais, só para ver até onde ele iria, indaguei:
- Certo, deixe-me ver se entendi, vocês vendem 300kbps e eu só utilizo em torno de 32kBps? Como assim… Isso é propaganda enganosa e roubo sabia?
Ouve-se um silêncio por alguns segundos… E misteriosamente a linha cai. Concluí, eles não sabem nem o que vendem.
Pois bem vamos deixar de lengalenga e ir direto ao ponto.
Quando referimos à nossa conexão de internet é comum falarmos de 300kbps, 600kbps ou 1Mbps. Mais o que exatamente queremos falar quando estamos dizendo isso? Ou melhor, porque com uma conexão de 1mb fazemos download à aproximadamente 120kBps?
Bit
Simplificação para dígito binário, “BInary digiT” em inglês, é a menor unidade de medida de transmissão de dados usada na Computação. Um bit tem um único valor, 0 ou 1, verdadeiro ou falso.
Ele é representado pela letra (b), assim como kilobit (kb), megabit (Mb), gigabit (Gb),… Repare sempre representado com b minúsculo.
Para se referir a uma conexão com a internet, por exemplo, utilizamos a medida bit por segundo (bps) que expressa que em 1 segundo trafegou 1 bit. Ou seja, em uma conexão de 1Mbps significa dizer que a cada segundo está trafegando pela rede 1Mb (megabit).
Sim, mais ainda continua a dúvida, então vamos tentar esclarecer um pouco mais.
Byte
É utilizado com