AAAAAAAA
Nomes: Lucas Trabulci e Vinícius Vieira
Turma: 3AD2
Introdução
O Oriente Médio está localizado entre o Oriente e o Ocidente e tem como referência o Mar Mediterrâneo, sua área é considerada a área mais conflituosa de todo o mundo e falaremos mais sobre esse assunto a seguir.
Conteúdo
A região do Oriente Médio é uma das áreas mais conflituosas do mundo. Diversos fatores contribuem para isso, entre eles: a sua própria história; origem dos conflitos entre árabes, israelenses e palestinos; a posição geográfica, no contato entre três continentes; suas condições naturais, pois a maior parte dos países ali localizados é dependente de água de países vizinhos; a presença de recursos estratégicos no subsolo, caso específico do petróleo; posição no contexto geopolítico mundial. Logo após a Primeira Guerra Mundial, a região já era a maior produtora petrolífera do mundo e, por isso, despertava o interesse das grandes potências, tornando-se objeto de rivalidades e conflitos internacionais.
As fronteiras das novas nações, definidas de acordo com interesses europeus, não consideraram a história e as tradições locais, consequentemente vários conflitos ocorreram e continuam ocorrendo no Oriente Médio.
Os novos Estados árabes brigaram por recursos naturais e território. O conflito mais grave ocorreu na Palestina, para onde, até o fim da Segunda Guerra, havia migrado meio milhão de judeus. Quando foi criado o Estado de Israel, cinco países árabes atacaram, na primeira das seis guerras entre árabes e israelenses.
Conclusão
Concluímos que os conflitos que vem ocorrendo no Oriente Médio são devidos a sua história, religião, divisão de bens e política. A região possui grande poder petrolífero e com isso poderia crescer bastante sua economia, mas ao mesmo tempo é a região que possui mais conflitos no mundo e isso faz com que as áreas que ali estão não avancem como os países desenvolvidos e sub