AA De Gram Tica
ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM-AA
PÓLO: FRANCISCO SÁ
ACADÊMICA: GABRIELA PINHEIRO SILVA Questão 1- O que a linguística propôs para o ensino de língua materna a partir dos anos 80?
A partir dos anos 80, evidenciaram a necessidade de discutir, repensar questões sobre ensino-aprendizagem da língua portuguesa. A partir de então, o ensino de gramática normativa foi cada vez mais questionado, os profissionais ficavam muito confusos com as críticas de linguistas sobre a questão. Houve momentos em que os professores abandonaram completamente o ensino de gramática. Vale ressaltar que a linguística não propôs um abandono da gramática, e sim, uma nova maneira de (re) pensar a questão.
Questão 2- Qual o papel da escola no ensino de gramática?
O ensino de gramática constitui um dos mais fortes pilares das aulas de português e chega a ser, em alguns casos, a preocupação quase exclusiva dessas aulas. O objetivo das aulas de gramática nas escolas é formar leitores e escritores competentes, para isso é necessário ensinar a gramática levando em conta os conhecimentos prévios, as produções de texto e as necessidades do aluno, por meio de diversos gêneros textuais de circulação social.
Questão 3- De acordo com Travaglia (1996), deve-se ou não ensinar, na escola, a gramática da língua materna? E qual o tipo de ensino de língua materna mais adequado, segundo este autor?
De acordo com Travaglia (1996, p. 17-20) com certeza deve-se ensinar a gramática da língua materna na escola, pois o ensino da língua materna justifica-se pela necessidade de desenvolver a competência comunicativa que é a capacidade de o falante usar a língua, de modo adequado, nas diversas práticas sociais. As escolas devem despertar no aluno o interesse por sua língua materna, tornando-os próprios a criar frases e textos lógicos para o uso da língua e da comunicação. Ensinar a língua é repassar também a gramática, o uso da gramática é essencial para produzir sentido e