999999999
Conferência de Cairo: foi realizada no Egito, com as participações de Roosevelt (EUA), Churchill (Inglaterra) e Chiang Kai-Che (China). Nessa conferência, foi decidido que os territórios ocupados pelo Japão, com exceção da Coreia, seriam restituídos à China. O Japão, ainda, perderia todas as ilhas do Pacífico e territórios ocupados desde 1914.
Conferência de Teerã: foi realizada no Irã, com o encontro dos três grandes: Churchill, Roosevelt e Stalin (URSS). No encontro, Stalin conseguiu que se abrisse uma frente de guerra no Ocidente para aliviar a pressão nazista sobre o território soviético. Conferência de Yalta: foi realizada às margens do mar negro, na Crimeia e discutiram a criação da ONU após a guerra. Conferência de Potsdam: realizada perto de Berlim, com a participação dos três grandes. As principais decisões dessa Conferência para a Alemanha foram: a redução de sua capacidade industrial, a abolição dos trustes e cartéis, a desmilitarização, a imposição de pesadas indenizações aos aliados (20 bilhões de dólares, a serem pagos com máquinas, equipamentos industriais e navios mercantes) e a cessão do porto de Dantzig à Polônia. Decidiram ainda a divisão da Alemanha quatro zonas de ocupação, administradas pela Inglaterra, EUA, França e URSS. A capital da Alemanha, Berlim, que ficou na zona soviética, também foi dividida em quatro (metade socialista e a outra metade capitalista). Tribunal de Nuremberg: foi o tribunal que julgou os lideres nazistas.
A Organização das Nações Unidas
Após a conferência de Yalta, cinquenta países se reuniram nos EUA na Conferência de São Francisco, a criação da ONU – Organização das Nações Unidas –, tendo como objetivos: manter a paz e a segurança internacional, buscar a cooperação entre os povos e soluções para os problemas econômicos, sociais, culturais e humanitários. Sua sede em Nova Iorque compreende seis órgãos de decisão: Conselho de Segurança: órgão mais importante, responsável pela