96241226
379 palavras
2 páginas
Frederick Winslow TaylorO objetivo inicial de Taylor estava voltado para eliminar os desperdícios nas indústrias americanas, comprovadamente um dos elementos importantes na formação dos preços dos produtos. Dessa forma, visava-se alcançar maior produtividade e, como menores custos e melhores margens de lucro, enfrentar a crescente concorrência em todos os mercados.
Princípios fundamentais da administração científica:
• Princípio de planejamento – substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos – sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução.
• Princípio de preparo dos trabalhadores – selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida.
• Princípio de controle – controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.
• Princípio da execução – distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.
Os princípios básicos por ele defendia para alcançar maior eficiência e produtividades foram:
- Intensificação: diminuir o tempo da fabricação e da comercialização
- Economicidade: manter estoques reduzidos de matérias primas
- Produtividade: aumentar a capacidade de produção dos trabalhadores, através da especialização e do trabalho conjugado.
Os princípios negativos:
-Organização vista de forma fechada, desvinculada do mercado;
-Tarefas repetitivas e monótonas
-Diminuição progressiva do ritmo de trabalho e aumento do stress;
-Divisão social e técnica do processo produtivo;
- “Lei da fadiga” demasiado simplista;
Henry Ford
O fordismo foi o sistema de produção que mais se desenvolveu no século XX, sendo responsável pela produção em massa de