937509 APOSTILA CULTURA FEN MENO 2015

22645 palavras 91 páginas
TEXTOS
PARA LEITURA E AVALIAÇÕES

CULTURA RELIGIOSA: FENÔMENO RELIGIOSO

JOSÉ MARTINS S NETO

PRIMEIRA PARTE
PROVOCAÇÕES INCIAIS PARA ESTIMULAR O ESTUDO DO FENÔMENO RELIGIOSO NA ATUALIDADE.
PRIMEIRA PROVOCAÇÃO (CONTÉM 3 CONSIDERAÇÕES SOBRE A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA)
EXERCÍCIO:
A) LER OS AS TRÊS PROVOCAÇÕES SOBRE A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA, MARCANDO AS IDÉIAS BÁSICAS E OS PONTOS CONCORDANTES E DISCORDANTES ENTRE AS MESMAS. A PARTIR DESSA LEITURA ATENTA, ELABORAR COM SUAS PALAVRAS UM TEXTO EM QUE VOCÊ APRESENTA SEU PONTO DE VISTA SOBRE O TEMA DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E ENTREGÁ-LO AO PROFESSOR.
B) EM CÍRCULO, HAVERÁ UM DEBATE EM QUE, POR SORTEIO, ALGUNS ALUNOS SERÃO CONVOCADOS A PARTILHAR AS IDÉIAS DO SEU TEXTO PESSOAL SOBRE A QUESTÃO DA INTOLERANCIA RELIGIOSA NOS DIAS ATUAIS.

PRIMEIRA PROVOCAÇÃO:
INTOLERANCIA RELIGIOSA (EDITORIAL DE “O GLOBO”, 17/08/2014) http://oglobo.globo.com/opiniao/o-perigo-da-intolerancia-religiosa-13622751 A tolerância religiosa no Brasil nunca foi pura e simplesmente uma medida imposta por decreto. É, antes disso, um aspecto cultural. Por um lado, foi preciso incluir na Constituição artigo resguardando a liberdade de culto e proteção contra a discriminação, porque tais garantias não seriam naturais; por outro, a convivência entre credos distintos foi facilitada pela formação do povo. A miscigenação e a intimidade entre a casa-grande e a senzala resultaram em mecanismos de acomodação, como o sincretismo que uniu religiões aparentemente tão diferentes quanto o catolicismo e o candomblé. Na Bahia, por exemplo, eles se misturaram.
No entanto, a tendência à convivência pacífica tem sido cada vez mais posta em xeque, e de uma forma que as autoridades não podem fazer vista grossa. A série de reportagens publicada pelo GLOBO semana passada mostra que os fiéis da umbanda e do candomblé — 600 mil pelo Censo 2010 — foram vítimas de 22 das 53 denúncias de intolerância religiosa recebidas pelo Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos da

Relacionados