Com base na Lei dos Rendimentos Marginais Decrescentes
Considerando que a produção de um algum produto onde é utilizado dois fatores de produção, tais como; Trabalho onde se aplica a mão-de-obra e também o Capital onde pode-se aplicar maquinas, equipamentos entre outros. Onde para aumentar a quantidade de produção deste produto deve-se aumentar o quantitativo destes fatores citados acima, no mínimo um ou também os dois. Considere que destes fatores de produção é fixo e o outro é variável. Exemplo, o capital é fixo no curto prazo, pois não se pode aumentar o tamanho das instalações de um mercado nem quantitativo de funcionários, portanto o fator variável será a obtenção de uma maior variedade de mercadorias disponíveis nas prateleiras na qual é mais fácil do um aumento na estrutura. Porém a medido que se é ampliando a quantidade de mercadorias provavelmente será necessário a contratação de mais funcionário para o suprimento da demanda de clientes em compras.
No rendimento marginal decrescente, a cada fator de produção adicionado, a tendência dos acréscimos de produção é de queda.
Vamos pegar como, por exemplo, um mercado com apenas dois caixas
(capital) e três funcionários (trabalho), o mercado adquire mais dois caixas ficando estes dois caixas sobrando sem algum funcionário, isso até pode aumentar a capacidade de produção do mercado, porém como os dois caixas comprados posteriormente ficaram sem funcionários atuando nos equipamentos, e sem contratar estes dois funcionários a mais, a produção individual deles será menor do que a capacidade em si do mercado, caso cada caixa tivesse um funcionário disponível. Caso o mercado demita algum dos dois funcionários isso reduzirá os rendimentos ainda mais se comparando a capacidade de produção sendo que a quantidade de capital investido já havia sido desproporcional a quantidade de funcionário a proporcionar os rendimentos/lucros esperados se