91336750299

441 palavras 2 páginas
FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS APLICADAS
UNIVERSIDADE IGUAÇÚ – CAMPUS V – ITAPERUNA/RJ
PROFESSORA: HILDELIZA LACERDA TINOCO BOECHAT CABRAL
DISCIPLINA: DIREITO DO CONSUMIDOR
ALUNOS(AS): ANDRÉIA, VANESSA, ROSIMERE, LAIS, MARIANA E GLEDISON.

TRABALHO.

1. O QUE É PRÁTICA ABUSIVA?
R. práticas abusivas como aquelas que, na relação de consumo, “ultrapassam a regularidade do exercício de comércio e das relações entre fornecedor e consumidor” são aquelas que desfavorecem o consumidor, causando-lhe um desequilíbrio contratual excessivo, já que, naturalmente, é esta a parte frágil da relação consumerista, ferindo a equidade e a boa-fé.
2. CONCEITUE PRODUTO OBSOLETO:

R. É a condição que ocorre a um produto ou serviço que deixa de ser útil, mesmo estando em perfeito estado de funcionamento, devido ao surgimento de um produto tecnologicamente mais avançado.
Pode ser:
Obsolescência técnica ou funcional
Obsolescência programada ou planejada
Obsolescência perceptiva ou percebida

3. COMO SE PERFAZ A PRÁTICA ABUSIVA DA OBSOLÊNSCIA PROGRAMADA?
R. Diante da fragilidade do consumidor, exposto a um convencimento constante sobre a importância de adquirir novos produtos, e da atuação dos fornecedores, que passam a criar modernos produtos e necessidades, oferecendo bens e serviços sem qualquer preocupação com a qualidade e a segurança dos mesmos, causando excessiva onerosidade às relações de consumo, é crescente a conduta através da qual os produtos lançados no mercado são fabricados para durarem por um prazo cada vez mais curto, muitas vezes, somente pelo prazo da garantia, possuindo uma vida útil cada vez menor, levando o consumidor a adquirir outro em intervalos mínimos de tempo, incentivando, assim, a produção desenfreada de descartáveis.

4. CITE EXEMPLOS DO COTIDIANO RELACIONADOS A ESSA PRÁTICA:
R. Mudanças constante nos Aparelhos celulares, computadores, disquete, cds e etc.

5. COMO SÃO OS EFEITOS ECONÔMICOS E SOCIAIS QUE ESSA PRÁTICA PODE

Relacionados