87560897

632 palavras 3 páginas
Queimaduras de 3° grau
As queimaduras são lesões na pele, provocadas geralmente pelo calor ou pelo frio, mas que podem também ser provocadas pela eletricidade, por contato com certos produtos químicos, por radiações, ou até por fricção.

Características de uma queimadura do 3º grau:
Ocorre destruição da pele
Cor variável
Superfície seca
Exposição de tecido gorduroso
Pouca dor, pois as terminações nervosas foram destruídas.
Nas situações domésticas, as queimaduras raramente ultrapassam o 2º grau, ocorrendo com maior freqüência nos acidentes na cozinha.

Extensão da queimadura
Queimaduras de segundo grau até 10% da superfície corporal geralmente podem ser tratadas ambulatorialmente, desde que não sejam em mãos, face ou articulações e não estejam complicadas com infecção. As queimaduras maiores devem ser tratadas em Centros de Tratamentos de Queimados, com risco de morte aumentada conforme aumenta a área afetada. E uma importante causa de morte em crianças.

Profundidade ou grau da queimadura
As queimaduras são classificadas em quatro graus, conforme sua profundidade.
Queimadura de Primeiro Grau - queimadura superficial, atingindo apenas a primeira camada da pele - epiderme. Caracteriza-se por ser uma queimadura não exsudativa, dolorosa, mas que regride em poucos dias. Como exemplo tem a queimadura solar.
Queimadura de Segundo Grau - queimadura mais profunda causa bolhas (“FLICTENAS”) e é muito dolorosa, porque há a exposição das raízes nervosas que foram atingidas.
Queimadura de Terceiro Grau - queimadura esbranquiçada, tão profunda que atinge os músculos e ossos. Os tecidos ficam negros e sem vida (Necrose), não há dor porque as terminações nervosas responsáveis pela sensibilidade à dor foram também queimadas. Nas bordas de uma queimadura de terceiro grau haverá queimaduras de primeiro e segundo grau. atinge toda a epiderme, a derme e outros tecidos mais profundos, podendo chegar até os ossos. Surge a cor preta, devido à carbonização dos

Relacionados