82895 IDEOLOGIA Resumo
664 palavras
3 páginas
A pátria amadaPátria não é apenas espaço físico, é, sobretudo, criação.
Os homens agem movidos por idéias e elaboram idéias sobre as situações concretas.
Valores são modelos gerais de conduta, que dão significado às relações sociais e orientam a ação.
Os homens representam mental e plasticamente aquilo que os impressiona na convivência.
Ideologia é mais do que idéias que se impõem; ela tem uma dimensão prática. É um conjunto de idéias e representações sociais que impulsiona os homens à ação, ao mesmo tempo que justifica a sua forma de se associarem para viver.
Os valores presentes nos relacionamentos podem ser descaracterizados e utilizados ideologicamente, como é o caso da concepção de pátria marcada por apropriações, manipulações e interpretações.
A generalização do particular
A ideologia orienta e legitima a ação dos homens na história.
Universais são entidades genéricas que abrigam relações sociais especificas. Exemplos: Pátria, Família, Estado, Nação, Igreja.
Imaginário social: conjunto coerente e sistemático de imagens e representações culturais, econômicas, políticas, capaz de explicar e justificar a realidade.
Os universais não se confundem com os individuos que os integram, mas contêm poderes particulares que organizam a sociedade.
Universalizar ou generalizar o particular é uma das características da ideologia, que oculta, assim, as especificidades do real.
O discurso lacunar
A ideologia é um processo de conhecimento que dispõe de esquemas explicativos sobre a realidade a partir do ponto de vista dos que dominam.
A ideologia é um código de interpretação do mundo que nos dá uma visão do conjunto das relações sociais.
São as condições de vida e de trabalho que determinam a consciência social.
O discurso da ideologia é um conjunto lógico de prescrições do saber e agir sociais, cuja coerência está, justamente, em suas lacunas, pois não explica tudo e esconde as intenções predominantes.
Inversão da realidade
A ideologia origina-se do processo