823664 Qiestionario Rubens
1515 palavras
7 páginas
INTERVENÇÕES PSICOSSOCIAIS E PRÁTICAS COMUNITÁRIASProf. Rubens Ferreira do Nascimento
Questionário sobre a formação e identidade profissional do psicólogo que atua prioritariamente com comunidades populares
Questão 1 “intervenção do Estado no ordenamento da sociedade, por meio de ações jurídicas, sociais, e administrativas” (Rodrigues, citado por FERREIRA NETO,p. 25, 2011) “Entende-se por politicas públicas o resultado da dinâmica do jogo de forças que se estabelece no âmbito das relações de poder, relações essas constituídas pelos grupos econômicos, políticos, classes sociais e demais organizações da sociedade civil (FERREIRA NETO, p. 25, 2011).
Leve em consideração as duas definições de politicas públicas acima e mais o que você tem aprendido sobre intervenção social e práticas comunitárias para responder à seguinte questão:
Psicólogo no Brasil hoje, para que e para quem?
Falando de modo geral, a psicologia social engloba as relações entre os membros de um grupo social, dessa forma se encontra na fronteira entre a sociologia e a psicologia. Ela busca compreender como o homem se comporta nas suas interações sociais. É revelar os graus de conexão existentes entre o ser e a sociedade à qual ele pertence, desconstruindo a imagem de um indivíduo oposto ao grupo social. Sabe-se que a psicologia enquanto ciência e profissão passa por um amplo processo de amadurecimento, e vem se inserindo nas políticas públicas com importantes contribuições, principalmente nas áreas da assistência social e saúde. Portanto, é evidente a sua relevância para quaisquer atividades, seja para o bem estar individual ou da comunidade. Nesse cenário o que se observa é que novas áreas de atuação vão surgindo, nas quais o próprio profissional luta pela conquista de tal espaço.
As políticas públicas são um conjunto de ações coletivas conduzidas e implementadas pelo Estado, que precisam estar voltadas para a garantia dos direitos sociais, norteado pelos princípios da impessoalidade,