79668593200
1781 palavras
8 páginas
Faculdade O MÉTODO DA ÁRVORE
DE CAUSAS
Por
João Luiz Santana Junior
Trabalho apresentado ao curso de graduação em.............da turma da 9 do turno noturno da disciplina Saúde e Segurança no Trabalho beneficio e assistente social.
Faculdade
O MÉTODO DA ÁRVORE
DE CAUSAS
Por
João Luiz Santana Junior
o objetivo deste texto é o de estimular a reflexão e a discussão por lideranças e militantes sindicais atuando no campo da saúde e trabalho, sobre as possibilidades de uso, pelo movimento sindical, de método de investigação de acidentes do trabalho desenvolvido na década de 70 por pesquisadores do Institut National de Recherche et Sécurité - INRS, França, conhecido como Método de Arvore de Causas – ADC (5,20, 24).
Orientadora: Prof.ª Edna Coelho
INTRODUÇÃO
O conceito básico aplicado é o de variação ou desvio, que pode ser entendido como uma “fuga” dos padrões e que tem relação direta com o acidente. O acidente é sempre um acontecimento complexo que coloca em jogo grande número de fatores independentes. Pode ser considerado como o final de uma série de antecedentes em determinado sistema. Em face de complexidade das situações de trabalho, foi necessário elaborar um método de análise de acidentes que responda a dois objetivos principais: instrumentalizar a busca sistemática de dados, para a pesquisa dos elementos característicos do acidente e permitir identificar fatores de risco comuns a diferentes situações de trabalho, visando sua eliminação. Em princípio o método ADC não se resume a um questionário, mas define um processo de investigação preciso.
O MÉTODO DA ÁRVORE DE CAUSAS
A árvore de causas é um método de análise baseado na teoria de sistemas utilizado para a análise de acidentes por se tratar de um evento que pode resultar de situações complexas e que, quase sempre, tem várias causas. Se for bem aplicada, deve