contabilidade
1) Quais as diferenças entre auditoria interna e auditoria externa?
A auditoria interna é feita por um auditor que fica constantemente na empresa e, normalmente, trabalha junto à diretoria executiva ou à presidência. Já a auditoria externa é feita por um auditor externo que trabalha de forma independente, sem vínculo empregatício com a empresa.
2) Qual o objetivo de ser efetuado um planejamento de auditoria? O que pode ocorrer se ele for mal elaborado?
Permitir realizar a auditoria de maneira eficaz, ou seja, estabelecer metas para que o serviço de auditoria seja de excelente qualidade ao menor custo possível.
3) Quais os procedimentos para se adquirir conhecimento da empresa a ser auditada?
Identificação do tipo de investimento, Análise da documentação comprobatória, Confirmação de saldos por meio de circularização com a instituição financeira, Certificação da correta classificação no BP, Verificação do método de avaliação utilizado, Análise dos lançamentos correspondentes (lucros, prejuízos, dividendos, etc).
4) Qual a finalidade de se auditar as demonstrações contábeis?
A emissão de um parecer (uma opinião), pelo auditor independente, no sentido de as demonstrações contábeis traduzirem ou não, em todos os seus aspectos relevantes, a situação do patrimônio da entidade em uma determinada data, o resultado das suas operações, as mutações de seu patrimônio líquido (ou os lucros ou prejuízos acumulados) e as origens e aplicações de seus recursos no período auditado, de acordo com os Princípios Fundamentais de Contabilidade, aplicados com uniformidade em relação ao exercício anterior.
5) Por quanto tempo devem ficar arquivados os papéis de trabalho e demais documentos referentes a auditoria? A partir de que fato este prazo é contado?
Devem ficar guardados por 5 anos. A partir da emissão do parecer.
6) Quais os procedimentos a serem observados quando se