78890
Parte do processo de entender as necessidades do usuário, no que diz respeito a projetar um sistema interativo que as atenda, consiste em ser claro quanto ao objetivo principal. As principais preocupações são as metas de usabilidade e metas decorrentes da experiência do usuário. As metas de usabilidade estão preocupadas com preencher critérios específicos de usabilidade (p. ex.: eficiência), e as metas decorrentes da experiência do usuário, com explicar a qualidade da experiência desta (p. ex.: ser esteticamente agradável). Mais especificamente, a usabilidade é dividida nas seguintes metas:
Eficácia é uma meta bastante geral e se refere a quanto um sistema é bom em fazer o que se espera dele.
Eficiência se refere à maneira como o sistema auxilia os usuários na realização de suas tarefas.
Segurança implica proteger o usuário de condições perigosas e situações indesejáveis. Utilidade refere-se à medida na qual o sistema propicia o tipo certo de funcionalidade, de maneira que os usuários possam realizar aquilo de que precisam ou que desejam.
Learnability refere-se a quão fácil é aprender a usar o sistema. Memorability refere-se à facilidade de lembrar como utilizar um sistema, depois de já se ter aprendido como fazê-lo – algo especialmente importante para sistemas interativos que não são utilizados com muita freqüência.
Metas decorrentes da experiência do usuário : Ao perceberem que as novas tecnologias estão oferecendo maiores oportunidades para fornecer suporte às pessoas em seu dia-a-dia, pesquisadores e profissionais foram levados a considerar outras metas. Além de enfocar principalmente a melhoria da eficiência e da produtividade no trabalho, o design de interação está cada vez mais preocupado com a criação de sistemas que sejam:
satisfatórios agradáveis divertidos interessantes
úteis motivadores esteticamente apreciáveis
incentivadores de