7 Tipos de choque
DEFINIÇÃO DE CHOQUE
No século XIX era visto como um desequilíbrio violento na engrenagem da vida. Nos dias atuais é definido como um colapso e falência progressiva do sistema cardiovascular. Ocorre quando o coração não bombeia sangue suficiente para encher as artérias a uma pressão suficiente para fornecer/ enviar oxigênio para os órgãos e tecidos. Deixa então de ocorrer a perfusão. Sendo os danos causados de 4 a 6 minutos no coração, pulmões e cérebro. Se não tratado é fatal.
CAUSAS DO CHOQUE
• Perda de líquidos pelo sistema circulatório;
• Coração não bombeia sangue suficiente;
• Vasos sanguíneos dilatam/contraem, o sangue se acumula longe das áreas vitais;
• Suprimento de oxigênio inadequado.
Fatores que contribuem para severidade do choque Idade, lesões múltiplas, infarto do miocárdio, gestação e condição física.
ESTÁGIOS DO CHOQUE
• Compensatório;
• Progressivo;
• Irreversível.
TIPOS DE CHOQUE 1. Hemorrágico Perda de sangue, geralmente por trauma múltiplo e queimaduras severas. Não existe sangue suficiente no sistema para fornecer circulação adequada a todas as partes do corpo.
2. Neurogênico Lesão medular ou cefálica ocasionando perda do controle nervoso. Os vasos sanguíneos dilatam e não existe sangue suficiente para enchê-los.
3. Psicogênico Algo psicológico afeta a vítima. O sangue drena da cabeça e se acumula no abdome causando desmaios.
4. Cardiogênico O miocárdio não bombeia com eficiência suficiente para circular o sangue, geralmente devido lesão, doença cardíaca ou infarto do miocárdio.
5. Metabólico Choque insulínico, coma diabético, vômito, diarréia ou outras condições que causem perdas de líquidos e alteração no equilíbrio bioquímico do corpo.
6. Séptico As toxinas de infecções graves causam vasodilatação, acúmulo de sangue nos capilares e invasão de bactérias nos vasos sanguíneos.
7. Anafilático Reação alérgica intensa, geralmente por picada de