6OI YUF
FRENTE 1 – REGIANE BALESTRA
A MOTIVAÇÃO EMPREENDEDORA E AS TEORIAS CLÁSSICAS DA MOTIVAÇÃO
Motivação (Motivo + Ação) Motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou pelo menos dá origem a um comportamento específico. MOTIVOS INTERNOS: necessidades, aptidões e valores. +
MOTIVOS EXTERNOS: estímulos ou incentivos do ambiente.
As teorias da motivação podem ser classificadas em duas abordagens diferentes:
1. Teorias de Conteúdo: Necessidades
Relacionam-se com o que se passa dentro das pessoas ou no seu ambiente de trabalho, que lhe dá energia e sustenta o seu comportamento; as “coisas” que motivam as pessoas.
Abraham Maslow – Hierarquia das Necessidades
Foco nos aspectos psicológicos, o individuo somente esta motivado a subir na escala de necessidades se atingir o nível inferior. O mesmo ocorre no sentido inverso se uma necessidade primaria deixar de ser satisfeita.
Clayton Alderfer – Teoria ERC
Existência → Relacionamento → Crescimento
Frederick Herzberg – Teoria dos Dois Fatores
Fatores desmotivadores e motivadores no trabalho.
- Desmotivadores (Fatores Higiênicos): extrínsecos, desmotivam pela falta de atendimento as necessidades primarias no trabalho (salário, condições de trabalho, relações interpessoais).
- Fatores Motivadores: Fatores intrínsecos que promovem a motivação pela ação da satisfação das necessidades no trabalho (realização pessoal, promoção, etc)
A inexistência de fatores de higiene não leva a motivação, mas remove as causas da insatisfação. Só com a presença dos fatores motivadores que se chaga a motivação no trabalho.
David McClelland – Teoria das Necessidades Adquiridas (de Realização)
Afiliação → Poder → Realização
A motivação esta ligada ao sucesso obtido nas atividades desenvolvidas, pela realização pessoal (intrínseca). A pessoa fixa suas próprias metas de desempenho como um estimulo e se realiza ao