63 Amplificacao Com FET
Introdução
5
Amplificação com FET
6
Polarização do FET
Polarização do terminal dreno
Polarização do terminal porta
6
7
7
Estágio amplificador com FET
Princípio de funcionamento
8
9
Características dos estágios amplificadores a FET
Impedância de entrada
Ganho de tensão
Apêndice
12
12
13
15
Questionário
15
Bibliografia
15
Espaço SENAI
Missão do Sistema SENAI
Contribuir para o fortalecimento da indústria e o desenvolvimento pleno e sustentável do País, promovendo a educação para o trabalho e a cidadania, a assistência técnica e tecnológica, a produção e disseminação de informação e a adequação, geração e difusão de tecnologia.
Série de Eletrônica
Introdução
A principal característica de um transistor de efeito de sua altíssima impedância de entrada. Essa característica praticamente ideais para a utilização em amplificadores receptores de rádio, osciloscópios, multímetros e outros precisão. campo reside em torna os FETs de entrada em instrumentos de
Este fascículo trata das técnicas de polarização e de amplificação empregando o FET, juntamente com uma análise comparativa do comportamento de circuitos empregando tais dispositivos em relação àqueles baseados no transistor bipolar.
Para a boa compreensão do conteúdo e desenvolvimento das atividades contidas neste fascículo, o leitor deverá estar familiarizado com os conceitos relativos a:
Transistor bipolar: ponto de operação
Transistor de efeito de campo.
5
Amplificação com FET
Amplificação com FET
A amplificação de sinais em situações que demandem uma alta impedância de entrada é uma das aplicações mais importantes dos transistores de efeito de campo, citando-se por exemplo:
Entrada de sinal em osciloscópios.
Estágio inicial de sintonizadores de FM.
POLARIZAÇÃO DO FET
As condições de funcionamento do circuito amplificador são determinadas pela forma de polarização do FET. Na análise a seguir, considerase como exemplo a polarização de um n-JFET em um circuito na configuração