6 FUN ES LINGU STICAS Apontamentos
As 6 funções são:
Referencial ou informativa;
Emotiva ou expressiva;
Conativa ou intencional;
Poética ou estética;
Fática;
Meta Linguística.
A função da linguagem predominante no destinatário é a função conativa/intencional. É uma função de incitamento. Toda a comunicação tem por objetivo obter uma reação do recetor/destinatário. Há uma intenção na mensagem enviada ao destinatário, a intenção de persuadir o destinatário.
A mensagem desempenha uma função poética ou estética. As artes e a literatura criam mensagens objetos, através de representações simbólicas com recursos a metáforas. O emissor manipula as palavras, jogando com o significante e o significado.
Ao contexto corresponde a função referencial/informativa. Esta função é a base de toda a comunicação. A sua natureza informativa estabelece as relações entre a mensagem e o objeto. É uma função essencialmente descritiva.
Não nos remete só ao mundo exterior mas também ao nosso interior. Chama atenção do emissor ou do destinatário para alguma realidade.
O canal desempenha uma função fática. Esta função desempenha 3 papeis: testa a eficácia da mensagem, restabelece a eficácia da mensagem; testa a eficácia do canal; a mensagem assume no destinatário um interesse na comunicação.
Há vontade de continuar a comunicação. «Percebeste?», «Estás aí?». O emissor tenta conquistar a comunicação.
O código tem uma função metalinguística. Esta função assume preponderância na comunicação a partir de três formas:
- na linguagem verbal (escrita ou oral);
-na linguagem abstrata/geral (o código altera-se, há diversos códigos em cada língua);
-a mensagem põe em evidência as regras do código.
Tem por objetivo estabelecer o sentido dos signos que podem não ser compreendidos pelo destinatário. Esta é uma função com grande importância.
A linguagem é sobretudo referencial e intencional. Já na linguagem científica, desaparece a função